Início >> Noticia >> 8 de Março - PGE e Apepa homenageiam mulheres da instituição

8 de Março - PGE e Apepa homenageiam mulheres da instituição

A Procuradoria-Geral do Estado do Pará e a Associação dos Procuradores do Estado do Pará (Apepa) realizaram, nesta quinta-feira, 8, uma homenagem às mulheres que atuam na PGE/PA. O evento ocorreu no auditório do prédio-sede do órgão, em Belém, e teve a presença do procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Junior, presidente da Apepa, procurador do Estado Ary Lima Cavalcanti, e presidente da Associação dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do Pará (ASPGE), Brunna Valescka de Carvalho Silva.

Na ocasião, procuradoras do Estado e servidoras da PGE/PA participaram de uma palestra sobre defesa pessoal, ministrada pelo advogado e mestre em Tae Kwon Do,  Severino Antônio Alves. Ele iniciou sua apresentação destacando os índices expressivos de mulheres que são vítimas da violência no Brasil e de crimes como o feminicídio.

Também foram abordadas a importância das relações pessoais, ética, vitimologia, condicionamento físico e os princípios fundamentais, marciais e sociais do Tae Kwon Do - cortesia, integridade, perseverança, autocontrole, espírito indomável, obediência ao mestre, respeito aos pais, lealdade aos amigos, o mau uso do conhecimento, praticar a luta somente quando for necessário, observar as regras das artes marciais, ser campeão da liberdade e da justiça, construir um mundo mais pacífico, entre outros.

“É importante que as instituições de classe promovam esse tipo de debate para que, não apenas as mulheres, mas a sociedade em geral, possam ter acesso e vislumbrem mecanismos e oportunidades de fomentar uma cultura de paz e de não violência, de prevenção e de tolerância em relação ao outro. Iniciativas como esta, que devem permear todo o ano, nos motivam a construir uma mentalidade de combate à violência, antes que ela se torne, como agora, um problema efetivo para a sociedade. Parabéns aos organizadores da palestra e aos participantes, que, por meio deste evento educacional, se colocam na vanguarda do enfrentamento à violência”, destacou Severino Antônio Alves.

O procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Junior, saudou todos os presentes e agradeceu a iniciativa da Apepa. “As mulheres sempre lutaram muito por melhores condições de vida, de trabalho e por igualdade de direitos sociais e políticos. Por isso, hoje é um dia de celebrar a figura feminina que, ao longo de décadas, protagonizou uma verdadeira revolução de princípios e valores efetivos. O respeito às mulheres, a defesa de direitos e as relações afetuosas devem ser um exercício diário, por serem essenciais para o bom viver, frisou o titular da PGE.