Início » Noticia » Imagem Peregrina visita PGE

Imagem Peregrina visita PGE

A emoção tomou conta dos servidores da Procuradoria-Geral do Estado do Pará (PGE) na manhã desta terça-feira (6). O motivo foi a visita, mais que especial, da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na sede do órgão às vésperas do Círio 2020.

O Procurador-Geral do Estado, Ricardo Sefer, conduziu a padroeira dos paraenses ao estacionamento, onde foi celebrada uma missa com a participação dos servidores. A escolha do espaço mais amplo para a realização do ato litúrgico foi feita para garantir o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, para evitar aglomeração e garantir o distanciamento social. A PGE também distribuiu máscaras aos servidores para reforçar os protocolos de segurança.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de inteligência e Ações Fiscais Estratégicas, a Procuradora Adriana Bessa, receber a Nossa Senhora de Nazaré na PGE é sempre um momento muito importante e cheio de emoção para os servidores. “Esse ano foi ainda mais especial, tanto pela gratidão de termos chegado até aqui com saúde, quanto pela possibilidade de tê-la pertinho, já que não teremos as procissões de rua”, ressalta.

Uma das principais mensagens da celebração que marcaram a servidora Clara Fonseca, Coordenadora Administrativa da PGE, foi a reflexão sobre cada pessoa dever ser a mudança que o mundo precisa. “Essa visita emocionante ressignifica a nossa fé e desperta um repensar sobre as nossas atitudes. Se a gente quer mudar o mundo, precisamos começar por nós mesmos”, conta.
Para o Presidente da Associação dos Procuradores do Pará, o Procurador Ângelo Carrascosa, que discursou durante a confraternização, os sentimentos de amor e a gratidão foram destaque nesta manhã. “Nós somos a maior expressão do amor de Nossa Senhora de Nazaré. Rezamos hoje pela cura de todos aqueles que estão enfermos e por todos que partiram para o lado de Deus”, disse.

A Técnica em Procuradoria, Rosane Matos, afirma que mesmo com as restrições, por conta da pandemia, esse momento foi muito importante para os servidores. “Estamos mais isolados fisicamente, mas sempre juntos em sentimento”, garante. A servidora reforçou o seu principal agradecimento: a saúde de seu filho, que há sete anos descobriu um câncer. “Recebemos o diagnóstico na época do Círio e foi a Nossa Senhora que segurou a minha mão e me fortaleceu. Meu pedido é que ela sempre continue guiando os passos dele”, pede.

Desde 2013, a visita da imagem peregrina faz parte da programação da festividade na Procuradoria. A servidora Anna Claudia Miranda, Técnica de Nível Superior, que faz questão de sempre participar deste momento, conta que o principal pedido para este ano é saúde. “Desejo saúde, união, força, fé e coragem para conseguirmos passar por todo esse momento de pandemia que estamos vivendo em 2020. Que a nossa mãe Maria, no seu silêncio, nos ensine a ter paciência e perseverança”, deseja.

CÍRIO 2020

A 228° edição do Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil, terá modificada a programação tradicional das diversas procissões, por conta da pandemia de Covid-19. As 13 romarias foram canceladas e não haverá a presença do público nas celebrações de sexta-feira, sábado e domingo do Círio. Com o tema “Ave Maria, cheia de graça”, a programação será acompanhada por todos os fiéis de forma virtual. Neste ano, os devotos não irão para as ruas, para evitar qualquer tipo de aglomeração, mas são convidados a unir os corações e orações em suas próprias casas.

Ao serem anunciadas as mudanças desta edição, a servidora da PGE, Clara Fonseca, afirmou que mesmo sabendo que são medidas estritamente necessárias para evitar a proliferação do vírus, a tristeza foi muito grande. “A minha sensação foi de um vazio, mas um vazio cheio de esperança em dias melhores”, finaliza emocionada.