Início >> Noticia >> PGE Cultural – projeto de valorização das obras de arte da Procuradoria-Geral do Estado
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

PGE Cultural – projeto de valorização das obras de arte da Procuradoria-Geral do Estado

Desde sua criação, há 34 anos, a PGE/PA tem adquirido por compra ou doação diversas peças de obra de arte, tais como fotografias, painéis e telas. Considerando a necessidade de manter o controle, realizar a divulgação e efetuar a eventual manutenção de peças singulares, este projeto foi desenhado com o objetivo de promover a valorização cultural do acervo artístico da PGE/PA. Outros objetivos consistem em estimular novos talentos e ampliar o acervo de obras através de doação: este ano, duas fotografias (“Canoas e Enfeites” e “Canoas em Caraparu”, ambas de 2016) foram doadas pela fotógrafa paraense Brenda Brito. O projeto é liderado por uma comissão formada por procuradores e servidores. Uma das ações promovidas pelo projeto foi a restauração das obras do fotógrafo Luiz Braga, que foram recentemente entregues à instituição.

Novas formas de olhar – a fotógrafa paraense, Brenda Brito, encontrou na arte de fotografar uma nova forma de se expressar e compartilhar a sua visão de mundo com outras pessoas. Brenda é da área jurídica e há cinco anos começou a se dedicar à fotografia para sair da rotina regrada e legalista da formação profissional original. Brenda Brito é uma das artistas que possui obras expostas na sede da PGE, com duas fotografias: “Canoas e Enfeites” e “Canoas em Caraparu”, ambas de 2016. As peças foram doadas à instituição quando Brenda tomou conhecimento do projeto PGE Cultural.
    
Novos talentos: I Concurso de fotografia da PGE – O concurso foi realizado em junho de 2018 e contou com a participação dos procuradores Viviane Ruffeil Teixeira Pereira, Maria Elisa Brito Lopes e Gabriel Perez Rodrigues e dos servidores Gabriela Rosa e Laurimárcio Figueira. Entre os vinte trabalhos apresentados, três foram escolhidos como vencedores. As fotos escolhidas ficarão expostas na sede da Procuradoria-Geral do Estado e farão parte do calendário de 2019 da Associação dos Procuradores do Estado do Pará (APEPA).