Início » Noticia » Centro de Estudos da PGE oferta palestra sobre consciência ambiental

Text Size

  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Centro de Estudos da PGE oferta palestra sobre consciência ambiental

Servidores estaduais e municipais participaram, nesta quarta-feira (18), da palestra “O Colapso Ambiental”, ofertada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), de forma virtual e presencialmente. A programação foi realizada pelo Centro de Estudos (Cestudos) da instituição, que tem iniciado um processo de ampliação do seu público-alvo, sempre que possível, para servidores de fora da casa.

“O Centro de Estudos é o órgão de assessoramento da PGE, responsável pela capacitação de servidores, além do auxílio da atividade-fim desenvolvida por procuradores e servidores, com pesquisas e estudos qualificados. Determinados cursos têm finalidades diferentes e alguns possuem público-alvo específico. Sempre que podemos ampliar a participação para servidores de fora da Procuradoria, fazemos isso com muito prazer”, explicou o procurador do Estado, Rafael Rolo, coordenador do Centro de Estudos.

A palestra foi ministrada pelo mestre e doutor em Direito, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o procurador do Estado Ibraim Rocha, responsável pela Procuradoria Civil, Trabalhista e Ambiental (PCTA) da PGE. De acordo com ele, é necessário reinventar a humanidade, buscando uma maior participação democrática para construir um futuro comum, com desenvolvimento consciente.

“A ideia da palestra surgiu como forma de compartilhar a necessidade de um ativismo social em torno de um problema crucial para a humanidade. Tenho livros e artigos nesta área ambiental, e gostaria de destacar que precisamos buscar maior participação democrática, em que os recursos naturais sirvam de fonte de bem-estar e não do lucro concentrado na mão de poucos. O que permitiria repensar o nosso modo de produzir e viver”, disse.

Dentre os principais temas abordados, o procurador destacou a importância da utilização, nas políticas públicas, de referências do relatório especial do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que trata sobre mudança climática, desertificação, degradação dos solos, gestão saudável das terras, segurança alimentar e fluxos de gases que provocam o efeito estufa nos ecossistemas.

“Segundo o relatório, 65% das espécies de mamíferos vertebrados já estão extintas no planeta. Então, a dizimação em massa de espécies já está ocorrendo. A única espécie que não está correndo o risco de extinção, realmente, é a nossa. O IPCC é o relatório científico mais confiável para se conhecer a situação ambiental do planeta e que não pode ser ignorado em qualquer política pública, por demonstrar as medidas que a humanidade deve tomar para construir um futuro com desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Ao todo, 70 inscritos participaram da palestra. A expectativa é que outros cursos, abertos a quem tiver interesse, sejam disponibilizados, ao longo dos meses, pelo Centro de Estudos da Procuradoria.

“Com a participação pela via digital, por meio de plataformas on-line, as possibilidades de acesso e participação foram bastante ampliadas. Sempre disponibilizados, após o término da programação, as palestras e os cursos em nosso canal do YouTube, para acesso livre”, concluiu Rafael Rolo.