AMBIENTAL E MINERÁRIA

Processo Administrativo Ambiental

SEMAS

IDEFLOR-Bio

  • LEI Nº 6.963, DE 16 DE ABRIL DE 2007
    Dispõe sobre a criação do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará - IDEFLOR e do Fundo Estadual de Desenvolvimento Florestal - FUNDEFLOR, e dá outras providências.

SEDEME

Responsabilidade na gestão ambiental

Política Estadual

Destinação de matéria prima

Recuperação vegetal

Reposição Florestal

Recursos ambientais

Taxa de controle

  • LEI Nº 7.591, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011
    Institui a Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários – TFRM e o Cadastro Estadual de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários – CERM.
  • DECRETO Nº 386, DE 23 DE MARÇO DE 2012
    Regulamenta a Lei nº 7.591, de 28 de dezembro de 2011, que institui a Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários - TFRM e o Cadastro Estadual de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários – CERM.

Impacto ambiental

Exploração de recursos

  • LEI Nº 7.031, DE 31 DE JULHO DE 2007
    Autoriza o Poder Executivo a ceder a instituições financeiras públicas créditos decorrentes de royalties, excedentes de royalties, participações especiais e compensações financeiras pelo resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica, e de recursos minerais.
  • DECRETO Nº 346, DE 14 DE OUTUBRO DE 2019
    Dispõe sobre a estratégia de financiamento denominada Fundo da Amazônia Oriental (FAO) (Eastern Amazon Fund - EAF), como instrumento de colaboração privada ao alcance das metas de políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento no Estado do Pará.
  • DECRETO Nº 13, DE 28 DE JANEIRO DE 2019
    Institui o Grupo de Trabalho de Estudos e Segurança de Barragens no Estado do Pará.

Licenciamento ambiental

Acompanhamento e fiscalização

  • LEI Nº 6.710, DE 14 DE JANEIRO DE 2005
    Dispõe sobre a competência do Estado do Pará para acompanhar e fiscalizar a exploração de recursos hídricos e minerais e as receitas não-tributárias geradas pelas respectivas explorações, relativamente à parcela que lhe é devida, e dá outras providências.
  • DECRETO Nº 1.567, DE 30 DE MARÇO DE 2005
    Regulamenta a Lei nº 6.710, de 14 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a competência do Estado do Pará para acompanhar e fiscalizar a exploração de recursos hídricos e minerais e as receitas não-tributárias geradas pelas respectivas explorações, relativamente à parcela que lhe é devida, e dá outras providências.

FUNDIÁRIA

Lei agrária e fundiária

ITERPA

  • LEI Nº 4.584 DE 08 DE OUTUBRO DE 1975
    Cria o Instituto de Terras do Pará – ITERPA, extingue a Divisão de Terras da Secretaria de Agricultura, modifica o Decreto-Lei nº 57/69 e estabelece providências correlatas.

Regularização fundiária

Títulos

  • DECRETO Nº 062, DE 14 DE MARÇO DE 2007
    Extingue a aplicação do regime de compra especial para os títulos de posse efetuados perante as repartições de terras do Estado, cujas áreas não foram regularizadas na forma do Decreto Estadual nº 1.054, de 1996.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA À REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Cadastro ambiental rural

Programa de regularização de imóveis

DOAÇÃO E PERMUTA

Alienação de imóveis

  • LEI Nº 4.421, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1972
    Dispõe sobre a alienação dos bens móveis e imóveis do domínio patrimonial do Estado.
  • LEI Nº 6.555, DE 03 DE JULHO DE 2003
    Dispõe sobre a alienação, por doação, para fins de uso de interesses exclusivamente social, de bens móveis, considerados inservíveis, pelos órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, do Estado do Pará, e dá outras providências.
  • DECRETO Nº 2.157, DE 06 DE AGOSTO DE 2018
    Regulamenta a Lei nº 6.555, de 3 de julho de 2003, que dispõe sobre a alienação por doação, para fins de uso de interesse exclusivamente social, de bens móveis considerados inservíveis, pelos órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta do Estado do Pará, e dá outras providências.

Gestão de patrimônio imobiliário

Cessão e permissão de uso

Recebimento de doações

  • DECRETO Nº 796, DE 29 DE MAIO DE 2020
    Dispõe sobre o recebimento de doações, sem ônus ou encargos, de bens móveis e de serviços de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado pelos órgãos e pelas entidades da Administração Pública Estadual Direta, Autárquica e Fundacional.

Caducidade dos registros

  • DECRETO Nº 1.054, DE 14 DE FEVEREIRO DE 1996
    Declara a caducidade dos registros de posse efetuados perante as repartições de terras do Estado, cujas áreas não foram legitimadas, e estabelece normas especiais para regularizá-las.