Enviado por barbara.brilhante em dom, 01/10/2023 - 10:36

Na manhã deste domingo, dia 1°, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) realizou a primeira etapa de provas do XXII Concurso Público para Procurador do Estado do Pará nos municípios de Belém, Marabá e Santarém. Os candidatos concorrem a 9 vagas para ampla concorrência, 1 para pessoas com deficiência e mais Cadastro de Reserva. Ao todo, 1.595 candidatos comparecerem aos locais de prova. 

prova

“A gente fica muito feliz com a quantidade de interessados no concurso. O Governo do Estado do Pará tem feito um grande trabalho em prol da população pra sermos servidores públicos qualificados. Esse movimento de grande procura de candidatos advém de uma carreira que é muito valorizada e essencial às políticas públicas do nosso Estado”, pontuou o procurador-geral do Pará, Ricardo Sefer.

Para este certame, a Cebraspe, empresa responsável pela realização do concurso, recebeu 2.505 inscrições. Nesta primeira fase de exames, foram registrados 910 faltosos. 

“Esperamos conseguir selecionar futuros bons procuradores com perfil de advocacia pública. Ficamos muito felizes com a grande procura de candidatos e esperamos auxiliar neste processo de desenvolvimento do Estado do Pará”, complementou a presidente da banca organizadora do certame, Ana Carolina Gluck Paúl, procuradora-geral adjunta do Contencioso. 

prova 2

Nesta primeira etapa, foi realizada prova objetiva com duração de 5 horas. Os portões foram fechados as 8h10 em ponto, quando foi permitido iniciar a resolução das questões.

O concurseiro Kim Inácio Coelho veio de Ribeirão Preto para realizar a prova. “Este não é o primeiro concurso que tento para este cargo. Ser procurador do Estado é um dos meus desejos profissionais e espero conquistar, quem sabe não seja aqui no Pará”, disse o estudante. 

Próximas etapas - Os candidatos que atingirem a pontuação necessária nesta primeira fase, estarão aptos para as próximas etapas do concurso, que são as provas escritas, que podem ser de natureza discursiva e/ou dissertativa, previstas para os dias 28 e 29 de outubro de 2023; em seguida, as provas escritas de natureza prática, previstas para os dias 06 e 07 de janeiro de 2024; e, na última e quarta fase, será feita a avaliação de títulos, ainda sem data prevista. 

“A gente fica muito feliz em organizar mais esta banca e selecionar os melhores candidatos, então desejamos que estes candidatos tenham uma boa preparação”, concluiu Agenor de Andrade, membro da magistratura e da banca organizadora do concurso. 

prova 3

O edital com os detalhes do certame e o cronograma de execução do está disponível no site da Cebraspe.

A previsão é que a divulgação dos gabaritos oficiais definitivos e do edital de resultado final da prova objetiva e de convocação para as provas escritas ocorra no próximo dia 20 de outubro.

O último certame para o cargo foi realizado no segundo semestre de 2022, com 1.799 inscritos. Foram ofertadas dez vagas e oito foram preenchidas. O evento de posse desses oito novos procuradores aprovados ocorreu em 30 de janeiro deste ano, em evento com o governador Helder Barbalho, no Palácio dos Despachos, na capital paraense.