A Procuradoria-Geral do Estado realizou, neste final de semana, a terceira e última fase do XXI Concurso Público para procurador do Estado do Pará. As provas práticas foram realizadas no sábado (19) e no domingo (20), nos três locais de prova, localizados em Belém, Marabá e Santarém, pela parte da tarde. O concurso da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) visa o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva no cargo.
“Esta última fase do concurso foi de provas práticas, em que aos candidatos foram apresentadas situações concretas para que eles desenvolvessem uma peça jurídica, que podia ser, de acordo com o edital, de natureza consultiva ou contenciosa. Hoje, finalizamos as etapas de provas. Após a divulgação oficial do resultado e identificarmos os aprovados, daremos início à avaliação de títulos”, disse a procuradora-geral adjunta do Contencioso, Ana Carolina Gluck Paúl, presidente da banca organizadora do concurso.
Para esta etapa, o certame aprovou 55 candidatos. No primeiro dia de prova, estiveram presentes 54 inscritos. No domingo (20), fizeram a prova 53 candidatos.
“Estamos felizes porque encontramos candidatos extremamente preparados, com nível altíssimo de conhecimento. Há, pelo menos, cinco anos sem que a PGE abrisse suas portas para novos procuradores, queremos que as vagas sejam preenchidas pelos melhores, por profissionais dedicados e que entendam o papel do procurador do Estado para a sociedade paraense”, complementou a procuradora-geral adjunta.
De acordo com o edital do concurso, a previsão é que o resultado das provas escritas práticas seja publicado no Diário Oficial do Estado no dia 09 de dezembro de 2022.
“Todos os candidatos aprovados serão convocados para a avaliação de títulos. Temos uma relação disponibilizada no próprio edital que indica os valores de cada título aceito. É importante que os convocados fiquem atentos, para que não percam o prazo de entrega desta documentação. Queremos que os aprovados sejam nomeados o mais breve possível”, complementou a procuradora-geral.
Etapas – O concurso para procurador do Estado do Pará foi autorizado pelo governo estadual em agosto de 2021 e o edital divulgado em junho deste ano. Ao todo, 1.799 candidatos se inscreveram no processo de seleção.
Vagas – Neste concurso, estão sendo ofertadas 9 vagas para ampla concorrência e 1 para candidatos com deficiência, mais Cadastro de Reserva.
O edital e todas as informações sobre o certame estão disponíveis no site do Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/concursos/pge_pa_22_procurador).